Investir dinheiro pode parecer assustador no início, mas é um passo essencial para construir um futuro financeiro sólido. Se você é um iniciante em investimentos e está procurando maneiras de começar, você veio ao lugar certo! Fizemos um top 5 com os melhores investimentos para iniciantes em 2023. Então fique conosco até o fim para dar os primeiros passos de forma correta no mercado financeiro.
Vale ressaltar que isso não é uma indicação ou sugestão de investimentos, sendo apenas um guia para você obter informações sobre o mercado financeiro.
LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
As LCAs e LCIs são investimentos bastante seguros e podem ser interessantes para você que é iniciante no mercado financeiro. Esses investimentos são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com o objetivo de captar recursos para o setor do agronegócio (LCA) e para o mercado imobiliário (LCI).
A Isenção de IR para pessoas físicas é uma das principais vantagens dos investimentos LCA e LCI. Além disso, eles oferecem taxas de rendimento pré e pós fixadas e são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em caso de falência da instituição financeira.
Por fim, as LCAs e LCIs são investimentos de médio e longo prazo, podendo ser uma opção para caso você busque uma rentabilidade interessante e não precise do dinheiro no curto prazo.
Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), podem ser uma opção atrativa para você caso queira investir no mercado imobiliário sem ter que de comprar imóveis diretamente.
Os fundos imobiliários são geridos por uma administradora, que é responsável por realizar a compra, venda e locação dos imóveis, assim como a distribuição dos dividendos aos cotistas. Portanto, você terá apenas que se preocupar em escolher um FII de seu interesse e deixar que os gestores o administrem.
Além disso, os dividendos gerados pelos FIIs são distribuídos mensalmente (na grande maioria dos casos), possibilitando a você começar a construir sua tão sonhada renda passiva.
Tesouro Direto (Tesouro Selic e IPCA)
O Tesouro Direto é um programa do governo brasileiro que permite que você compre títulos públicos, investindo no tesouro nacional. Devido a serem títulos do governo brasileiro, esse investimento é considerado um dos mais seguros a serem realizados pelos iniciantes.
Dentro do Tesouro Direto, você pode escolher entre diferentes tipos de títulos, sendo os mais famosos o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA+. Cada um deles oferece diferentes formas de remuneração e prazos. Portanto, é uma maneira acessível e segura de investir, com opções para todos os perfis de investidores.
Ações para longo prazo
Investir em ações pode parecer intimidante para iniciantes, mas a compra de ações de empresas sólidas para investimento a longo prazo pode ser uma estratégia promissora.
Antes de você investir, faça uma pesquisa cuidadosa sobre as empresas que você deseja comprar ações e busque o auxílio de especialistas (caso necessário). Além disso, procure por empresas boas pagadoras de dividendos e com histórico de crescimento consistente.
Caso deseje investir em ações, é de extrema importância que diversifique seu patrimônio, para evitar se expor ao risco de uma única empresa ou setor.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
O CDB é um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras. Portanto, quando você investe em um CDB, empresta dinheiro para o banco e recebe juros em troca.
Assim como as LCAs e LCIs, os CDBs possuem taxas de rendimento pré e pós fixadas (atreladas ao CDI) e são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Porém, o rendimento do CDB não é isento de Imposto de Renda, sendo tributado por uma tabela regressiva do IR (retido no momento do saque).
Duração da aplicação (dias) | Alíquota % |
180 | 22,50% |
181 a 360 | 20,00% |
361 a 720 | 17,50% |
Maior que 720 | 15,00% |
Mesmo com a tributação do Imposto de Renda o CDB pode possuir taxas extremamente atrativas, podendo ser uma ótima opção para você que está começando.
De o primeiro passo!
Começar a investir pode parecer desafiador no início, mas com paciência, pesquisa e educação financeira, você pode criar uma carteira de investimentos sólida. Os investimentos mencionados acima – LCA, LCI, FIIs, Tesouro Direto, Ações para longo prazo e CDB podem ser ótimas opções para iniciantes, cada um com suas características e riscos.
Lembre-se de sempre considerar seu perfil de investidor, objetivos e horizonte de tempo ao tomar decisões de investimento. Com o tempo, você ganhará confiança e poderá expandir sua carteira de acordo com seus objetivos financeiros.