Investir é uma forma inteligente de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Quando se trata de investimentos, é importante considerar diferentes opções e entender as vantagens que cada um pode oferecer. Dentre todas as opções disponíveis, porque investir em LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário) pode ser uma boa opção? Fique aqui até o final e veja as vantagens desses tipos de ativo.
Investimento com isenção de Imposto de Renda
Uma das principais vantagens de investir em LCA e LCI é a isenção de Imposto de Renda (IR). Diferentemente de outros tipos de investimentos presentes na renda fixa, como LC, RDB e CDB.
As aplicações em LCA e LCI possuem essa vantagem tributária, o que significa que os rendimentos obtidos não são taxados pelo Imposto de Renda. Essa isenção pode resultar em uma maior rentabilidade líquida para você que deseja aplicar na renda fixa.
Taxas Pré e Pós-Fixadas
Investimentos em LCA e LCI oferecem opções tanto de taxas pré-fixadas como pós-fixadas.
Nas taxas pré-fixadas, você já saberá exatamente qual será o rendimento do seu investimento desde o momento da sua aplicação. Isso te traz o benefício da previsibilidade e segurança, uma vez que você sabe o valor que receberá no vencimento do título.
A taxa pré-fixada normalmente é uma boa opção quando existe uma tendencia de queda futura nos principais indexadores de nossa economia (Selic e IPCA).
Já as taxas pós-fixadas estão atreladas a algum indexador, como a taxa Selic, o CDI ou o IPCA. Assim, o seu investimento irá acompanhar as variações dessa taxa e o rendimento será ajustado de acordo com esta oscilação.
Essa flexibilidade permite que você se beneficie de eventuais aumentos na taxa escolhida, o que pode resultar em uma rentabilidade maior ao longo do tempo. Normalmente os investidores escolhem a taxa pós-fixada caso acreditem que os indexadores vão subir a médio prazo.
Investimento com baixo risco
Outro benefício das LCA e LCI é o baixo risco associado a esses investimentos. Esses títulos são emitidos por instituições financeiras sólidas e possuem garantias, como o Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
O FGC assegura até valor o valor de R$250 mil por CPF e por instituição financeira em caso de eventual insolvência ou liquidação extrajudicial da instituição em que você aplicou seu dinheiro. Então lembre-se de verificar se a instituição financeira que você irá realizar seu investimento é participante do FGC.
Essa característica faz com que as LCA e LCI sejam consideradas investimentos de baixo risco, o que atrai muitos investidores que buscam segurança e estabilidade em suas aplicações.
Facilidade em investir em LCA e LCI
Investir em LCA e LCI também oferece a vantagem da facilidade. Diversas instituições financeiras disponibilizam esses títulos para investidores de diferentes perfis, permitindo que você escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos financeiros.
Além disso, é possível investir em LCA e LCI tanto por meio de bancos tradicionais como por meio de corretoras de investimento, o que amplia as opções e possibilita a comparação de taxas e condições oferecidas por diferentes instituições.
Relação entre LCA e LCI e a taxa Selic
A rentabilidade das aplicações em LCA e LCI costuma ser influenciada pela taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Quando a taxa Selic está em alta, teremos taxas Pré-Fixadas mais atrativas e, caso o indexador seja a Selic, seu investimento Pós-Fixado poderá ter uma rentabilidade maior.
Por conta disso, ao acompanhar as mudanças na taxa Selic, você pode ajustar sua estratégia e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado.
Mas porque investir em LCA e LCI?
Investir em LCA e LCI pode ser uma boa escolha para quem busca segurança, rentabilidade e facilidade. A isenção de Imposto de Renda, as taxas pré e pós-fixadas, o baixo risco desses investimentos, a facilidade em investir e a relação com a taxa Selic são fatores que tornam esses títulos atrativos para diversos perfis de investidores.
No entanto, é importante lembrar que cada investimento possui suas particularidades e que é fundamental buscar informações adicionais, entender seu perfil de investidor e considerar seus objetivos financeiros antes de tomar qualquer decisão.