Por que investir em ações pode ser uma estratégia interessante para aumentar o seu rendimento financeiro? Adquirir ações de grandes empresas, escolher empresas que pagam dividendos e apostar na valorização dos ativos em carteira são situações que você poderá passar caso deseje investir no mercado financeiro.
Mas primeiro, O que é uma ação?
Uma ação representa uma parte do capital social de uma empresa. Ao comprar ações, você se torna dono de uma fração da empresa e tem direito a receber uma parcela dos lucros distribuídos, conhecidos como dividendos ou juros sobre o capital próprio.
As ações são negociadas na bolsa de valores (B3 no Brasil) e seu preço varia conforme a oferta e a demanda do mercado.
Por que investir em ações?
Existem várias razões pelas quais investir em ações pode ser vantajoso, aqui você pode ver algumas delas.
Potencial de valorização
Ao investir em ações, você tem a oportunidade de se beneficiar com o crescimento e o sucesso das empresas. Se a empresa que você comprou prosperar, o valor das ações referentes aquela empresa tende a aumentar ao longo do tempo. E você sendo um dos acionistas da empresa também terá suas ações valorizadas e aumentará seu patrimônio.
Diversificação
Investir em ações permite diversificar sua carteira de investimentos. Ao adquirir ações de diferentes empresas e setores, você reduz o risco de perda caso uma única empresa ou setor apresente desempenho negativo.
Liquidez
As ações são ativos líquidos, o que significa que você pode comprar e vender suas ações facilmente no mercado. Isso oferece flexibilidade e a capacidade de transformar seus investimentos em dinheiro quando necessário.
Vantagens x Desvantagens de investir em Ações
Sempre existem vantagens e desvantagens quando falamos no mundo dos investimentos. Por isso é importante você realizar uma análise detalhada antes de iniciar seus investimentos em ações.
Vantagens:
- Potencial de retorno significativo em comparação a outros investimentos.
- Possibilidade de receber dividendos de forma recorrente.
- Potencial de lucro sobre o crescimento de empresas de sucesso.
Desvantagens:
Investir em ações é um investimento de risco elevado, por conta da volatilidade dos ativos e possíveis perdas no curto ou longo prazo.
- Exige conhecimento e pesquisa sobre as empresas e o mercado.
- Possibilidade de desvalorização das ações.
- Como se trata de um investimento de renda variável, não há garantia de retorno sobre o valor investido. Caso a empresa entre em falência ou em forte crise, é possível perder todo ou quase todo o valor investido.
Por que ter ações que pagam dividendos?
O dividendo se refere a distribuição de lucros que uma empresa transfere aos acionistas. Não são todas as empresas da bolsa que pagam dividendos, porém optar pelas empresas que pagam pode ser uma ótima forma de se obter renda passiva a longo prazo.
Ao investir em ações que pagam dividendos, você recebe uma renda regular (que se refere a uma % do valor investido) obtendo ganhos mesmo se o preço da ação não se valorizar. O valor recebido via dividendos pode ser útil para complementar sua renda atual ou reinvestir em outros investimentos (gerando uma bola de neve positiva).
Reaplicando os valores recebidos via dividendos você é capaz de crescer seu patrimônio de forma exponencial, recebendo cada vez mais dividendos e desfrutando de um crescimento de renda passiva contínuo.
Pode aumentar o seu rendimento?
Investir em ações de forma inteligente e diversificada pode ser uma estratégia eficaz para deixar sua carteira de investimentos mais lucrativa. Porém como se trata de um investimento de alto risco, é extremamente importante que você possua conhecimento e busque auxílio de um profissional do setor, caso necessário.
Lembre-se sempre de que o investimento em ações está sujeito a flutuações do mercado, portanto, a paciência e a perspectiva de longo prazo são essenciais para alcançar melhores resultados.