Saber se o investimento em LCA e LCI vale a pena pode ser complexo, considerando as diversas aplicações de renda fixa disponíveis atualmente. Porém, realizando as etapas ensinadas nesse artigo, você estará pronto para escolher se esse tipo de investimento é ou não viável para você.
Além disso, você terá acesso a rentabilidade de mais de 110 LCAs e LCIs diferentes, conseguindo comparar com os ativos fornecidos por sua corretora.
Por fim, você verá qual é a relação entre as LCAs e LCIs com o CDI e a taxa Selic, turbinando a sua capacidade de análise.
Como saber se uma LCA e LCI vale a pena?
Para saber se uma LCA e LCI vale a pena, você deve utilizar a taxa Selic e o CDI como referência. Desse modo, caso você encontre uma LCA ou LCI com rendimento muito inferior a esses indexadores, provavelmente existirão opções de investimentos melhores.
Além disso, é importante comparar a rentabilidade da LCA e LCI com outros investimentos de renda fixa, como o CDB e o Tesouro Direto. Essas aplicações possuem um nível de risco similar as LCAs e LCIs, podendo ser utilizados como referência de rentabilidade.
Contudo, o rendimento apresentado em sua corretora para as LCAs e LCIs é líquido, devido a serem isentas de Imposto de Renda. Dessa maneira, caso você compare uma dessas aplicações com um CDB (que é tributado pelo IR), deverá calcular a rentabilidade líquida desse investimento antes de realizar a comparação.
Qual é a média de rentabilidade das LCAs no mercado?
Com base na análise de 80 LCAs diferentes, identificamos que a média de rentabilidade da LCAs é de 9,27% ao ano, 0,77% ao mês.
Você pode acessar o documento completo, com a análise detalhada das LCAs, através do link abaixo:
Contudo, notamos também que cada tipo de LCA possui uma rentabilidade média única. Desse modo, veja abaixo quanto rende em média cada tipo de LCA.
LCA Pré-Fixada
A rentabilidade média anual das 17 LCAs pré-fixadas analisadas é de 9,01%, sendo 0,75% ao mês para o ano de 2023.
Além do rendimento médio, é importante você saber que existem diversas opções de prazos de vencimento para as LCAs. Desse modo, para as LCAs pré-fixadas, os vencimentos vão desde 19/11/2023 até 18/08/2032.
LCA Pós-Fixada
Para chegarmos a um resultado referente a LCAs pós-fixadas, nós analisamos 51 ativos diferentes, concluindo que a rentabilidade média é de 85,52% do CDI. Ou seja, considerando a taxa de hoje do CDI (13,15%), temos a rentabilidade média anual de 11,25% (0,94% ao mês).
Assim como as LCAs pré-fixadas, você também encontrará ativos pós fixados com prazos de vencimento variados, começando em 19/11/2023 até 18/08/2033.
LCA Híbrida
A rentabilidade das LCAs híbridas foi obtida através da análise de 12 ativos. Desse modo, foi possível chegar no rendimento médio anual de IPCA + 3,55% (3,99% + 3,55% = 7,54%), para 2023.
Além disso, os prazos de vencimento variam de 20/08/2024 até 18/08/2033.
Qual é a média de rentabilidade das LCIs no mercado?
A rentabilidade média das LCIs em 2023 é de 0,81% ao mês, ou, 9,68% ao ano, (valores líquidos).
Chegamos na média apresentada acima após realizar uma análise em 36 LCIs diferentes, fornecida a você através do link abaixo:
Porém, assim como no caso das LCAs, cada tipo de LCI também apresenta sua própria rentabilidade média.
LCI Pré-Fixada
O rendimento médio anual em 2023, referente as 11 LCIs pré-fixadas analisadas, é de 9,72%, sendo 0,81% ao mês.
Em relação aos prazos de vencimento, as LCIs pré-fixadas possuem opções desde 19/11/2023 até 20/08/2026.
LCI Pós-Fixada
No caso das LCIs pós-fixadas, ao analisarmos 22 ativos diferentes, identificamos a rentabilidade média de 88% do CDI. Dessa maneira, utilizando a taxa atual do CDI de 13,15%, temos a rentabilidade média anual de 11,57% (0,96% ao mês).
Os prazos de vencimento desse tipo de investimento variam de 19/11/2023 até 20/08/2026.
LCI Híbrida
Por fim, temos as LCIs híbridas, com rentabilidade média anual de IPCA + 3,75% (3,99% + 3,75% = 7,74%), referente a análise de 3 ativos. Além disso, os prazos de vencimento variam de 20/08/2025 até 20/08/2027.
O investimento LCA e LCI 90% CDI vale a pena?
Um investimento em LCA ou LCI, rendendo 90% do CDI, se refere a uma aplicação com rentabilidade líquida de 11,83% ao ano. Desse modo, com esse nível de rentabilidade e com a segurança do FGC, uma LCA ou LCI que rende 90% do CDI pode ser uma boa escolha.
Contudo, avalie se essa aplicação está dentro do nível de risco adequado a seu perfil e se ela está alinhada com seus objetivos financeiros.
Qual a relação da LCA e LCI com o CDI?
A relação entre LCA e LCI com o CDI pode ser direta ou indireta. Desse modo, no caso dos investimentos pós-fixados, o CDI tem impacto direto no rendimento de suas aplicações.
Por outro lado, a queda do CDI impacta de forma indireta os ativos pré-fixados. Isso ocorre, pois, a rentabilidade dos ativos pré-fixados é definida utilizando os principais indicadores econômicos como base.
Dessa maneira, a rentabilidade de LCAs e LCIs pré-fixadas será baixa, caso a taxa atual do CDI esteja baixa.
Além disso, você pode utilizar o CDI como referência na hora de investir. Ou seja, antes de aplicar seu dinheiro em uma determinada LCA ou LCI, vale a pena avaliar quanto está a taxa CDI hoje.
Desse modo, você saberá se seu investimento se encontra dentro da média do mercado. Contudo, caso queira saber agora de forma fácil e rápida, quanto rende as LCAs e LCIs, acesse o nosso artigo abaixo:
Como utilizar a Taxa Selic para analisar a LCA e LCI?
A taxa Selic se refere a outro indicador importante, que deve ser utilizado em sua análise.
Devido a taxa Selic ser responsável por ditar as taxas de juros base de nossa economia, ela impacta de forma direta as aplicações financeiras. Dessa maneira, assim como o CDI, a Selic também pode servir como referência para você comparar a rentabilidade de sua LCA ou LCI.
Além disso, as notícias referentes ao aumento ou queda da Selic podem fornecer informações essenciais para sua tomada de decisão. Ou seja, caso a tendencia da Selic seja de queda, pode ser interessante escolher uma aplicação pré-fixada, aproveitando o momento para garantir uma boa rentabilidade.
Por outro lado, caso exista a expectativa de alta da Selic, pode ser interessante aplicar em LCAs e LCIs pós-fixados. Desse modo, você tirará vantagem da alta futura dessa taxa.
Como comparar a LCA e LCI com outros investimentos?
Por fim, para confirmar se uma LCA e LCI vale a pena, você pode realizar uma comparação com outros ativos de renda fixa, como o CDB ou o Tesouro Direto.
Desse modo, você saberá se a rentabilidade fornecida pelas LCAs e LCIs está melhor do que outros investimentos com risco similar.
Realize o procedimento abaixo para comparar a LCA ou LCI escolhida com outros investimentos de renda fixa:
- Escolha a LCA ou LCI desejada;
- Avalie o prazo de vencimento e rentabilidade da aplicação escolhida (lembre-se que o rendimento da LCA e LCI é líquido).
- Procure outros ativos de renda fixa (CDB, CRA, CRI, RDB ou Tesouro Direto) com o mesmo prazo.
- Calcule o rendimento líquido do ativo que está sendo utilizado como referência em sua comparação. Ou seja, caso escolha um CDB para comparar a rentabilidade de sua LCA ou LCI, primeiramente você deve calcular a rentabilidade líquida desse CDB e então deve comparar os valores.
- Compare a rentabilidade dos investimentos.
Dessa maneira, você conseguirá escolher o investimento que irá lhe trazer melhores retornos.
Conclusão
Agora, você sabe como avaliar se uma LCA ou LCI estão valendo a pena. Portando, utilize as dicas fornecidas nesse artigo antes de realizar seus investimentos. Dessa maneira, você conseguirá entender qual aplicação está fornecendo a melhor rentabilidade, maximizando seus retornos.
Além disso, você conseguira utilizar os indexadores de mercado (CDI e a Selic) como referência, dentro de seu processo de análise. Espero ter lhe ajudado em sua jornada pelo mercado financeiro!
Com essas informações em mãos, você acredita que as LCAs e LCIs valem a pena?